Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Configurando a tela remota do Vitualbox

Começo este post dizendo, se você possui uma licença da VMware, parabéns, você possui a melhor ferramenta de virtualização do mercado. Entretanto se você usa Vmware craqueada, você é meio tonto, pois o virtualbox e tão bom quanto e é free.

Vamos ao que interessa.

Recentemente, por motivos de estudos tive que criar uma maquina virtual com o Linux enterprise para nela instalar uma base oracle. Como minha maquina local era deveras limitada, resolvi cria-la num servidor.
Eu poderia acessa-la via terminal service no servidor, mas isso ocuparia uma sessão, impedido o administrador de rede de usar o servidor.

Como resolvi isso? Simples, ativei o recurso de tela remota do virtualbox:
Selecionando a maquina que desejo acessar remotamente e clicando em “configurações”:

Depois em “Tela”, na aba “Tela Remota”, selecionando uma porta, no meu caso 18000 método de autenticação nula.


Com isso ao subir a maquina virtual será possível controla-la remotamente.
Para isso entre no terminal service digite o IP da maquina hospedeira e a porta.
Importante, deve ser o IP da maquina hospedeira e não da maquina virtualizada.

E então:



Lembrando que este serviço é provido pelo Virtualbox e não pela maquina virtualizada, e na minha humilde opinião não é muito seguro, pois não pede um usuário ou uma senha para logar. Como no meu caso se trata apenas de um ambiente de estudo segurança não é prioridade.
Se você precisar de níveis mais seguros de acesso remoto, use os métodos disponíveis no sistema operacional virtualizado.

Nenhum comentário: